Recursos digitais
Há uma quantidade crescente de recursos online dedicados à história do livro e da leitura. A listagem que se segue é apenas uma amostra de alguns dos mais importantes.
Coleções digitais
Algumas das maiores coleções de livros antigos e outros documentos estão disponíveis para consulta gratuita nos sites internacionais de bibliotecas e outras instituições culturais.
Grandes coleções
Uma seleção das principais coleções, que inclui uma ampla variedade de fontes, incluindo livros impressos e manuscritos, arte, mapas, arquivos de áudio e vídeo, etc.
Biblioteca Nacional de Portugal Biblioteca Nacional de España British Library Gallica (BnF) Digital Public Library of America Münchener Digitalisierungszentrum Bodleian Library Library of Congress Europeana Digital Collections
Manuscritos
Coleções e guias que se concentram especificamente em manuscritos, com acesso a coleções de várias partes do mundo.
História do livro e da leitura
Existe uma grande quantidade de recursos disponíveis online.
Além de alguns de nossos favoritos, estes centros de investigação abaixo listam alguns dos melhores nas suas páginas.
- SHARP – The Society for the History of Reading and Publishing
- CERL – The Consortium of European Research Libraries
- IHR – The Institute of Historical Research, School of Advanced Study, Univ. of London
Exposições virtuais
A Europeana disponibiliza excelentes exposições virtuais sobre livros, leitura e bibliotecas. Entre outras, destacamos
- The Art of Reading in the Middle Ages
- Looted Library, Reconstructed Library: Books of Riga Jesuit College in Riga and Uppsala
- The Rise of Literacy in Europe
The Rise of Literacy in Europe The Art of Reading in the Middle Age Looted Library (Riga) V-Exhibitions
Blogs
Uma pequena seleção de alguns dos nossos blogs favoritos.
A propriedade do livro
Entre os recursos internacionais mais importantes relacionados com leitores e donos de livros, estão os recursos desenvolvidos ou alojados pelo Consortium of European Research Libraries (CERL).
Veja, por exemplo, as suas bases de dados:
- Early Book Owners in Britain (EBOB), cobrindo o final do século XV e início do século XVI
- Owners of Incunabula, que reúne informações biográficas sobre antigos e atuais proprietários, individuais e institucionais (incluindo encadernadores, iluminadores, livreiros, etc.)
- O CERL guia “Online Provenance Resources” aponta para outros recursos internacionais sobre os leitores e as “biografias” de livros.
O comércio do livro
Da impressão e fabricação de livros à distribuição e venda, a história do comércio do livro em várias regiões pode ser explorada numa ampla e diversificada gama de recursos, incluindo:
- Atlas of Early Printing in Europe, um mapa interativo da Universidade de Iowa
- Edición iberamericana, uma bibliografia sobre a história da edição da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
- Material Evidence in Incunabula (MEI), uma base de dados para registar e pesquisar evidências materiais de livros impressos do século XV
- 15thcBOOKTRADE, que oferece, entre outras coisas, uma extensa lista de recursos online adicionais e literatura académica.
Atlas of Early Printing in Europe Edición iberamericana Material Evidence in Incunabula 15thcBOOKTRADE The British Book Trade Index Book_Trade
Vocabulário - fontes de referência
Para colecionadores
Guias e informações úteis sobre o livro antigo são oferecidos online por associações livreiros para quem deseja comprar ou entender melhor a terminologia do livro antigo.
Três pontos de partida:
- A International League of Antiquarian Booksellers (ILAB), sedeada no Reino Unido,
- A Antiquarian Booksellers’ Association of America (ABAA)
- O site da livraria online Biblio.com, também com sede nos Estados Unidos
Glossário para colecionadores
Termos para ajudar a identificar e descrever os aspetos físicos e de proveniência dos livros.
Catálogos online
Os catálogos online fornecem informação valiosa sobre a produção do livro e sobre os acervos de bibliotecas num determinado período ou região.
Catálogos nacionais correntes
Os catálogos de bibliotecas nacionais costumam conter o registro mais completo da produção de um país, bem como versões oficiais (autoridades) de nomes de autores de este país.
Catálogos coletivos
Catálogos coletivos são ferramentas essenciais para ajudar os pesquisadores a encontrar livros físicos que não estão disponíveis em suas próprias bibliotecas ou regiões, e descobrir mais informações sobre uma determinada edição.
Dois dos maiores catálogos correntes são:
- The European Library, que inclui 48 Bibliotecas Nacionais da Europa e as principais bibliotecas de pesquisa europeias.
- Worldcat, que inclui milhares de coleções de bibliotecas de todo o mundo, principalmente mas não só de países ocidentais.
Primórdios da tipografia
Varias bibliotecas europeias oferecem catálogos especiais para pesquisar livros dos primeiros séculos da tipografia.
Também estão crescendo os catálogos coletivos desses séculos, incluindo:
- English Short Title Catalogue (ESTC), pela British Library – Obras inglesas publicadas entre 1473 e 1800 na Grã-Bretanha e territórios britânicos.
- Incunabula Short Title Catalogue (ISTC), também pela British Library, um banco de dados internacional de impressão europeia do século XV.
- Universal Short Title Catalogue (USTC), dir. por Andrew Pettegree, Univ. de St. Andrews, que visa incluir todos os livros publicados na Europa até ao fim do século XVII)
- Heritage of the Printed Book Database (HPB), com registros das principais bibliotecas de pesquisa da Europa e da América do Norte cobrindo itens da impressão europeia do período da prensa manual (c.1455-c.1830)
Manuscritos
Os manuscritos estão também incluídos em muitos catálogos gerais nacionais e de pesquisa, mas existem também vários catálogos online especializados para manuscritos.
- O Consortium of European Research Libraries (CERL) fornece uma lista descritiva para algumas das principais bibliotecas europeias
- Para os estudantes portugueses de história do livro e leitura, a ferramenta Philobiblon, um catálogo histórico coletivo das «fontes em língua romana da cultura ibérica medieval e de inícios do Renascimento»
- O Schoenberg Database of Manuscripts da Univ. da Pennsylvania reúne dados sobre manuscritos pré-modernos a partir de catálogos e inventários de todo o mundo.