Uma democracia pode afirmar-se sem massa crítica de cidadãos? Qual o papel da sociedade civil? O que pode fazer um escritor?
Espanha e a Guerra Civil: conversa entre Alberto Manguel e Javier Cercas; entrada livre, sujeita à lotação da sala
***
Javier Cercas (Cáceres, 1962) é um tradutor e escritor espanhol. Os seus livros foram traduzidos para mais de trinta línguas e obtiveram diversos prémios, como o Prémio Nacional de Literatura, Prémio Cidade de Barcelona, Prémio Salambó, Prémio da Crítica do Chile, Prémio Llibreter, Prémio Qué Leer, Prémio Grinzane Cavour, Prémio The Independent Foreign Fiction, Prémio Arcebispo Juan de San Clemente, Prémio Cálamo, Prémio Mondello, Prémio Internacional Terenci Moix e The European Athens Prize for Literature. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Internacional do Salão do Livro de Turim pelo conjunto da sua obra.
Em Portugal, foram publicados os seus livros Soldados de Salamina, A Velocidade da Luz, Anatomia de um Instante, As Leis da Fronteira (Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d’Escritas 2016), O Impostor, O Monarca das Sombras e Terra Alta (Prémio Planeta 2019).